terça-feira, novembro 16, 2010

ENCONTROU-SE !

No dia 15, apareceu por volta das 17h30m junto á Policlínica (Aveiro) este cão super meigo, bem cuidado e um pouco medroso, a quem pertencer deve entrar em contacto connosco através dos telemóveis: 917 726 455 ou 967 203 658



domingo, novembro 14, 2010

sexta-feira, novembro 12, 2010

A gatinha mochileira

Um casal francês que está caminhando pelo mundo "foi adoptado" por uma linda gatinha que ao que tudo indica compartilha com os novos donos o mesmo prazer pela aventura. Kitty foi encontrada no meio da estrada na Louisiana e nunca mais deixou Laetitia e Guillaume. Com 4 meses e meio faz parte da família desde o primeiro mês de vida quando mal enxergava. Muito inteligente fica na mochila sem coleira e salta de um saco para outro enquanto a dupla caminha. Ela nunca cai e quando se sente em perigo volta para um dos sacos. Muitas vezes caminha ao lado e imita o som de um corvo quando vê um! Kitty é vacinada e tem passaporte para voltar para França no final dessa grande aventura. Certamente é a primeira gatinha do mundo a caminhar 15.000 km!









"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
(Arthur Schopenhauer)

Colaboração da Veterinária Cristina Gomes:"Como posso saber se o meu animal de estimação está doente?Posso administrar-lhe algo e aguardar a evolução?


Não deve nunca dar medicamentos com paracetemol ao seu animal
Foto: FatMandy (Flickr Creative Commons)

"Um dono dedicado conhece bem o seu animal de estimação, sendo fácil antecipar muitas das atitudes e brincadeiras que ele irá adoptar.

Caso note que o seu animal de estimação está “diferente”, menos interactivo, mais dorminhoco ou menos brincalhão, fique atento. Muitas vezes, o primeiro sinal de que algo pode estar a afectar a saúde do seu animal é uma certa apatia e/ou diminuição da interacção com os membros da família. Na presença de alguma alteração adicional como por exemplo vómitos, diarreia, alteração do consumo de água, alteração da quantidade de comida ingerida, alteração da quantidade e/ou aspecto da urina, procure a ajuda do Médico Veterinário.

Nunca auto-medique o seu animal de estimação. A prescrição médico-veterinária é sempre indicada para um animal específico numa patologia especifica. Pode parecer-lhe que os sintomas são iguais aos de outro animal e pensar que se trata da mesma doença; tome como exemplo a perda de vitalidade e apetite, estes sinais estão presentes na maioria das doenças. O Médico Veterinário através da história clínica e do exame físico do animal obtém um diagnóstico aproximado; sendo muitas vezes necessários exames complementares para que se obtenha um diagnóstico definitivo e só nessa altura é que o animal é medicado.

A ajuda do Médico Veterinário é importante. Muitos medicamentos usados em medicina humana não são indicados para uso veterinário, podendo inclusive ser tóxicos para o seu animal de estimação, outros apresentam uma dosagem muito diferente, outros não produzem qualquer efeito terapêutico.

A medicação para os animais de estimação é sempre prescrita de acordo com a espécie animal, a idade, o peso e a patologia (doença).

O grupo de medicamentos mais usado, sem indicação médico-veterinária, é o dos anti-inflamatórios não esteróides, muitas vezes com um final fatal para o animal. Alguns exemplos de anti-inflamatórios são: o ácido acetilsalicilico, o iboprufeno, o paracetamol e o diclofnac.

Não coloque a vida do seu animal de estimação em risco, em caso de dúvida, procure o Médico Veterinário.


Cristina Gomes

Médica Veterinária

Clínica Veterinária Portas da Maia

vetportasmaia@gmail.com