sexta-feira, novembro 12, 2010

Colaboração da Veterinária Cristina Gomes:"Como posso saber se o meu animal de estimação está doente?Posso administrar-lhe algo e aguardar a evolução?


Não deve nunca dar medicamentos com paracetemol ao seu animal
Foto: FatMandy (Flickr Creative Commons)

"Um dono dedicado conhece bem o seu animal de estimação, sendo fácil antecipar muitas das atitudes e brincadeiras que ele irá adoptar.

Caso note que o seu animal de estimação está “diferente”, menos interactivo, mais dorminhoco ou menos brincalhão, fique atento. Muitas vezes, o primeiro sinal de que algo pode estar a afectar a saúde do seu animal é uma certa apatia e/ou diminuição da interacção com os membros da família. Na presença de alguma alteração adicional como por exemplo vómitos, diarreia, alteração do consumo de água, alteração da quantidade de comida ingerida, alteração da quantidade e/ou aspecto da urina, procure a ajuda do Médico Veterinário.

Nunca auto-medique o seu animal de estimação. A prescrição médico-veterinária é sempre indicada para um animal específico numa patologia especifica. Pode parecer-lhe que os sintomas são iguais aos de outro animal e pensar que se trata da mesma doença; tome como exemplo a perda de vitalidade e apetite, estes sinais estão presentes na maioria das doenças. O Médico Veterinário através da história clínica e do exame físico do animal obtém um diagnóstico aproximado; sendo muitas vezes necessários exames complementares para que se obtenha um diagnóstico definitivo e só nessa altura é que o animal é medicado.

A ajuda do Médico Veterinário é importante. Muitos medicamentos usados em medicina humana não são indicados para uso veterinário, podendo inclusive ser tóxicos para o seu animal de estimação, outros apresentam uma dosagem muito diferente, outros não produzem qualquer efeito terapêutico.

A medicação para os animais de estimação é sempre prescrita de acordo com a espécie animal, a idade, o peso e a patologia (doença).

O grupo de medicamentos mais usado, sem indicação médico-veterinária, é o dos anti-inflamatórios não esteróides, muitas vezes com um final fatal para o animal. Alguns exemplos de anti-inflamatórios são: o ácido acetilsalicilico, o iboprufeno, o paracetamol e o diclofnac.

Não coloque a vida do seu animal de estimação em risco, em caso de dúvida, procure o Médico Veterinário.


Cristina Gomes

Médica Veterinária

Clínica Veterinária Portas da Maia

vetportasmaia@gmail.com

Sem comentários: