quinta-feira, abril 01, 2010

Informação importante!!!

Sem sombras de parasitas

Os gatos são animais asseados por natureza mas nem eles se livram de parasitas: as pulgas são os mais comuns, mas há outros passíveis de os deixar doentes e transmitir doenças aos humanos. O melhor mesmo é desparasitar.

É difícil encontrar um gato sem pulgas, a não ser que esteja absolutamente confinado ao ambiente doméstico. Mas a verdade é que os gatos são animais independentes e muitos deles gostam de dar o seu passeio diário pela vizinhança: e esse é o terreno fértil para contactarem com parasitas e ficarem infestados. Com risco para a sua própria saúde e a de todos os que com eles convivemem casa.

É que alguns destes parasitas são responsáveis pela transmissão de doenças ao homem: são as zoonoses, que se contraem através do contacto com os resíduos orgânicos do animal parasitado (urina, fezes), com a saliva, a pele ou o pêlo, em consequência de uma mordedura ou arranhadela, ou até por contacto directo com o próprio parasita (uma pulga ou carraça, por exemplo).

Pulgas e carraças

De entre os parasitas externos destaca-se a pulga, caracterizada pela sua capacidade de reprodução – por dia uma fêmea pode dar origem a outras 20, sendo que no final da sua vida reprodutora pode ter deposto ovos num volume equivalente a 1500 vezes o seu próprio volume.

São os excrementos que permitem detectar a presença de pulgas no corpo do gato, embora a sua aparência possa levar a confundi-los com minúsculos grãos de areia negra. Há, porém, um teste fácil que desfaz as dúvidas: recolhem-se alguns e colocam-se num algodão embebido em água oxigenada – os excrementos dissolvem-se, surgindo á sua volta um pequeno halo castanho-avermelhado.

As pulgas são fonte de diversos problemas para a saúde do gato. Um deles é a dermatite alérgica á “saliva”, uma reacção á substância que o parasita injecta no animal para que o sangue não coagule e, com isso, garantir o alimento. Além disso, a picada deixa a pele irritada, fazendo com que o gato se coce.

O risco de infestação para o homem existe por contacto directo com as pulgas, quer no corpo do gato, quer no ambiente – é que estes parasitas podem instalarem-se em locais húmidos da casa com ranhuras e frestas para a postura dos ovos.

Dado o risco para o gato e para as pessoas que com ele convivem há que manter as pulgas ao longe. O que passa, antes de mais, por tratar o animal, com recurso a uma das várias substâncias desparasitantes existentes no mercado. Os que têm efeito mais imediato são os pulverizadores, mas as coleiras anti-pulgas são mais duradouras, desde que bem aplicadas. Outra alternativa são os produtos em spot-on, resistentes ao banho e cuja eficácia decorre do facto de, por conterem um excipiente oleoso, serem absorvidos pela gordura do animal, assim se dispersando por todo o corpo.

Entre os parasitas externos do gato destacam-se também as carraças. Instalam-se geralmente nas zonas de pele fina, como a face, o pavilhão auricular, as axilas e a região internadas coxas e, após penetrarem na pele do animal com a sua armadura bucal, segregam um excremento que as fixa mais solidamente. É a partir daí que começam a alimentar-se, o que fazem em duas fases – uma de engurgitamento lento e progressivo e outra mais rápida, que dura um a três dias ao longo dos quais crescem bastante.

A sua presença num gato pode de imediato dar origem a uma reacção alérgica no local da mordedura – vermelhidão, inchaço e necrose são os sintomas, podendo ser agravados pelo comportamento do próprio animal: é que as arranhadelas e lambidelas favorecem infecções secundárias causadas por bactérias.

O outro risco associado ás carraças é o da transmissão de doenças infecciosas, como a babesione, mais conhecida por febre da carraça. Afectando sobretudo os gatos com menos de dois anos, causa inapetência, letargia, fraqueza e palidez das mucosas, ocorrendo mais raramente febre e icterícia. Para superar a doença procede-se a tratamento antiparasitário e a terapêutica especifica.

Lombrigas, ténias e outros

Os gatos são também vítimas fáceis dos parasitas internos, nomeadamente das lombrigas e das ténias, com a infestação a ocorrer quase sempre por contacto com fezes contaminadas. Mas acontece também – em particular no caso das lombrigas – que as animais nasçam já infestados, sendo as larvas transmitidas através da placenta, ou que sejam infectados através do leite materno.

Também designadas vermes redondos, devido á forma, as lombrigas reproduzem-se no intestino, com a fêmea a produzir milhares de ovos que vão evoluindo ao longo de meses. Uma grande quantidade é eliminada pelas fezes, assim se explicando a predominância da via de contágio fecal-oral – basta um gato arrastar a traseira ou tocar com o focinho no solo para poder ser infectado.

Diarreia, vómitos, pêlo sem brilho e queda de pêlo e escasso desenvolvimento são sintomas da ascaridose, a doença causada pelas lombrigas e que se transmite ao homem através do contacto com as larvas.

A ingestão acidental de pulgas é responsável por outra das principais parasitoses internas do gato – a infecção por ténias, os chamados vermes de corpo chato. É que as pulgas são portadoras no seu tracto digestivo da forma larvar deste parasita que causa emagrecimento, diarreia e perda de peso. O animal infestado apresenta prurido na região anal, arrastando-a pelo chão em busca de alívio. Em volta do ânus ou nas fezes podem ser encontrados pequenos reservatórios de ovos, semelhantes a grãos de arroz. Sem tratamento, o animal pode morrer.

Desparasitar é preciso

Os parasitas, quer internos quer externos, constituem uma dupla ameaça – para a saúde do animal e para a saúde do homem. Daí a importância de prevenir as infestações, desparasitando.

Não há um programa único de desparasitação, cabendo ao veterinário definir um esquema em função do animal e dos seus hábitos de vida (se permanece confinado ao ambiente doméstico ou se, pelo contrário, está habituado a sair de casa).

A partir das duas semanas já é possível desparasitar os gatinhos ,repetindo duas a três semanas após o primeiro tratamento dado que o produto só costuma actuar em animais adultos.Depois, é conveniente desparasitar uma vez por mês até aos seis meses. A partir daí, a cada seis mese.

É importante não descurar o esquema definido pelo veterinário, assim protegendo o animal e todos os que com ele partilham o ambiente. Para que a presença de um gato em casa seja sinal de companhia e de divertimento e não fonte de problemas.

(Artigo retirado da revista Farmácia Saúde de Março de 2009)

Sem comentários: